Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Fundamentos da Educação Especial | 60 | Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagog |
E | 2 | Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais | 60 | Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e o |
E | 3 | Deficiências Múltiplas | 60 | Deficiência Múltipla -Surdocegueira; As Necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla; A Importância do Movimento e da Comunicação; Adaptações de Acesso ao Currículo; Atendimento Educacional Especializado; Atividades Suplementares; Av |
E | 4 | Comunicação Alternativa | 60 | Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adap |
E | 5 | Tecnologia Assistiva | 60 | Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?. |
E | 6 | Autismo | 60 | Autismo; Primeiro uso da palavra e evolução dos estudos; Epidemiologia; Sinais do autismo; Características; Diagnóstico; A Classificação CID-10 ? Transtornos Globais Do Desenvolvimento E A Preparação Para CID-11; A Classificação No DSM-5 ? Transtorno Do E |
E | 7 | Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD | 60 | A CID-10 E O DSM-5; Transtornos Globais do Desenvolvimento - Condutas Típicas; A Educação Especial e TGD - Focando O Autismo; |
E | 8 | Salas de Recursos Multifuncionais | 60 | O Programa de Salas de Recursos Multifuncionais; Público-Alvo e os Recursos Humanos; As Salas de Recursos Multifuncionais; As Salas Multifuncionais nas Escolas Regulares e o Atendimento às Famílias; A Utilização de Softwares e outras Experiências; Modelo |
E | 9 | Docência no Ensino Superior | 60 | Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
E | 10 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar. |
Total | 620 horas |