Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Metodologia do Ensino de História | 60 | Teoria da História; Teorias que Nortearam o Saber Histórico; O Materialismo Histórico; O Positivismo; A Escola dos Annales e a Nova História; A Historiografia Brasileira; Metodologia. |
E | 2 | Práticas Pedagógicas em História | 60 | A Prática Pedagógica e a Formação de Professores: Notas Introdutórias; Os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental ? História; As Orientações Curriculares para o Ensino Médio; A Importância da História na Educação de Jovens e Adultos; A Internet, |
E | 3 | História Política do Brasil Republicano | 60 | As Formas de Estado, de Governo e Sistema de Governo; Os Antecedentes da Proclamação da República; Os Eventos mais Importantes da História Repúblicana Brasileira. |
E | 4 | Tópicos Especiais da História Brasileira | 60 | Ideias e Cultura No Brasil: Da Colônia os Anos de 1960; O Conceito de Cultura; Concepções e Ações sobre Cultura no Brasil (o Brasil império; raça e cultura na primeira república; as décadas de 1930 e 1940; a cultura nos anos 50 e 60). |
E | 5 | História Contemporânea | 60 | José Sarney (1985-1990); Collor de Mello (1990-1992);Itamar Franco (1992-1994);Fernando Henrique Cardoso (1995-2002);Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010);Dilma Rousseff (2011-2016); Michel Temer (2016-Atual);A História no Contexto da Pós-Modernidade. |
E | 6 | História do Brasil Colônia | 60 | A Transição para a Modernidade e as Grandes Navegações; O Descobrimento e a Chegada dos Portugueses; Expedições, Pau-Brasil, Capitanias e Invasões; Economia e Sociedade no Período Colonial; Ciclo do Ouro; Conflitos e Revoltas Internas; A Corte, a Abertura |
E | 7 | Docência no Ensino Superior | 60 | Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
E | 8 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar. |
Total | 500 horas |