Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Teoria e Prática da Ginástica Escolar | 60 | História da Educação Física Escolar no Brasil; Educação Física Escolar; Os Campos de Abordagem; A Escola, Materiais, Recursos, Orientações Didáticas; A Formação do Professor de Educação Física. |
E | 2 | Educação Física: Profissão e Conhecimento | 60 | Percurso Histórico da Educação Física; O Surgimento dos Primeiros Métodos Regulares; Educação Física no Brasil; Educação Física no Brasil: O Início das Concepções Pedagógicas; Educação Física: da Prática a Regulamentação da Profissão de Educação F |
E | 3 | Lazer e Atividades de Recreação | 60 | A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças, Jovens e Adultos; O Professor/Profissional em Relação aos Jogos e Dinâmicas; A Relação entre o Professor e os Alunos; As Atividades, Jogos e sua Importância; A Recreação; Dinâmic |
E | 4 | Metodologia dos Esportes Coletivos I (Vôlei e Basquete) | 60 | O Voleibol; Fundamentos do Voleibol; Organização Didática do Processo Ensino/Aprendizagem do Voleibol; O Basquetebol; Fundamentos do Basquetebol; Organização Didática do Processo Ensino/Aprendizagem do Basquetebol. |
E | 5 | Metodologia dos Esportes Coletivos II (Handebol, Futsal e Futebol) | 60 | O Handebol; Fundamentos do Handebol; O Ataque e A Defesa no Handebol; Aspectos Metodológicos do Handebol; O Futsal; Os Fundamentos do Futsal; Aspectos Metodológicos do Futsal; O Futebol; Os Fundamentos do Futebol; Aspectos Metodológicos do Futebol. |
E | 6 | Educação Física para Grupos Especiais | 60 | História e Evolução da Educação Física Adaptada (EFA); Fundamentos da Educação Motora e Desafios da Inclusão; Objetivos, Conteúdo e Metodologia da Educação Física Adaptada; Classificação Funcional das Deficiências; Elementos de Cultura Corporal; Velhice B |
E | 7 | Docência no Ensino Superior | 60 | Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
E | 8 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar. |
Total | 500 horas |