Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Gestão de Pessoas, Carreiras e Liderança | 60 | As Organizações; A Gestão de Pessoas; Foco nas Carreiras; Foco na Liderança. |
E | 2 | Práticas de Liderança e Gestão de Equipes | 60 | Complexidades da Prática de Liderança no Ambiente de Trabalho; Capacitação dos Profissionais de Organizações: Uma Necessidade Permanente; A Implementação de Ação Estratégica na Empresa: Uma Experiência Significativa que deu Certo; Liderar na Equipe: A Pa |
E | 3 | Gestão do Tempo | 60 | Teoria ?Versus? ou ?Mais? Prática?;Conceitos Básicos; O Trabalho para o Homem ? Significado e Re-Significado; Aspectos Atemporais da Gestão Administrativa; Princípios da Gestão Administrativa; Habilidades e Níveis da Organização; Papéis Admi |
E | 4 | Gestão do Capital Humano Intelectual | 60 | O Capital Humano (Habilidades e competências em gestão do capital humano intelectual; Por que aprender é importante; A importância da liderança e do gestor; A qualidade e o capital humano; A gestão numa perspectiva democrática do capital humano; O conheci |
E | 5 | Administração de Conflitos e o Processo de Negociação | 60 | Administração de Conflitos: Conflito Pessoal; Como Resolver os Conflitos; Como Gerenciar Conflitos Entre Duas Pessoas; Conflito e Negociação nas Organizações; Tipos de Conflitos; Áreas de Conflito; Conflitos e Negociação; Como Administrar os Conflitos; |
E | 6 | Comunicação Empresarial: Expressão Oral e Escrita | 60 | Discurso: para que e para quem?; Escrevo o que Penso Ou Penso que Escrevo o que Penso?; Trilhando Os (Novos) Caminhos do Novo Acordo Ortográfico; Unidade Iv - A Oralidade em Foco. |
E | 7 | Docência no Ensino Superior | 60 | Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
E | 8 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar. |
Total | 500 horas |