Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Introdução à Civilização Indígena | 60 | Estudos Antropológicos: Um Bom Começo de Conversa; A População Indígena Brasileira; Os Órgãos de Proteção aos Povos Indígenas e Os Números do Censo (2010); A Educação Indígena. |
E | 2 | Patologias e doenças dos povos indígenas | 60 | Saúde-doença, Determinantes e os Sistemas de Notificação; Doenças Infecciosas e Parasitárias; Doenças Sociais; Doenças em Alguns Grupos Específicos; Competências dos Agentes Indígenas de Saúde. |
E | 3 | Legislação e políticas para saúde indígena no Brasil | 60 | A Fundação Nacional do Índio (FUNAI); A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA); Evolução dos Serviços de Saúde Indígena; A Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena no Brasil ? Portaria Nº 254 de 31 de Janeiro de 2002; Subsistema de Atenção à Saúde Indíg |
E | 4 | Promoção da saúde nas populações indígenas | 60 | O Respeito à Diversidade Cultural e aos Saberes dos Povos Indígenas; Educação, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças; A Epidemiologia no Contexto da Saúde Indígena; Promoção e Prevenção de Doenças das/nas Populações Indígenas; A Saúde Bucal; A Saúde d |
E | 5 | Temas emergentes sobre povos indígenas | 60 | Direitos Indígenas à Cidadania; Os Direitos Territoriais Indígenas; Tradição e Modos de Vida dos Povos Indígenas; Etnodesenvolvimento; Os Índios Isolados e/ou Resistentes; Parcerias e a Cooperação Internacional. |
E | 6 | Sistemas de Informação em Saúde | 60 | Sistemas de Informação (SI); As Informações para Gerenciar o Sistema de Saúde; Os Sistemas Eletrônicos de Informação; Fontes de Informações. |
E | 7 | Docência no Ensino Superior | 60 | Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas ? PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
E | 8 | Metodologia do Trabalho Científico | 80 | A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar. |
Total | 500 horas |